O PSD e as polêmicas listas de apoio à criação do partido

Assinaturas de presos, mortos e analfabetos constam no registro de apoio à criação do PSD, de Gilberto Kassab

Filipe Matoso

Nesta semana, novas auditorias feitas nas listas de apoio à criação do Partido Social Democrata (PSD), em Goiás, mostraram que há nos registros nomes de pessoas analfabetas. A notícia foi veiculada nos grandes jornais brasileiros, mas ainda não foi vista alguma declaração de Gilberto Kassab, principal fundador da sigla, ou uma medida ser tomada. Essa não é a primeira vez.

Bem, uma lista de apoio à criação de um partido ter assinatura de analfabetos gera desconfiança. “Ah, quer dizer que para o blog essas pessoas não têm discernimento político?”, pode se perguntar o leitor. Não é isso. Pessoas com baixa instrução escolar são manipuladas mais facilmente ou convencidas com argumentos inescrupulosos. Por isso, podem colocar os nomes nestas listas sem nem saber o que estão fazendo. Assim, o processo que envolve a criação do PSD gera dúvidas quanto à veracidade deste apoio.

Gilberto Kassab/ Foto retirada no site Google

Além de analfabetos, auditorias feitas anteriormente encontraram também assinaturas de presos. Ora, é difícil entender como futuros militantes do PSD entraram em cadeias e pediram para que os detentos assinassem. Os nomes dos encarcerados não deveriam estar aí, não é? Aqui, não iremos acusar ninguém de ser nada, mas é complicado imaginar como presos assinaram esta lista.

E não é só isso. Foi descoberto também que uma mesma pessoa tinha 10 assinaturas em diferentes listas. Para ficar claro, foram vários cidadãos com 10 registros. Como assim? Se são necessários 500 mil nomes, basta, então, um único sujeito assinar esta quantidade e a sigla pode ser criada? De maneira alguma. Esta é uma forma de tentar ludibriar a sociedade. São necessárias meio milhão de pessoas em favor desta causa e se não houver este número, a legenda não pode ser criada. É simples.

Por fim, outras auditorias feitas há mais tempo encontraram assinaturas de mortos nas listas de Santa Catarina. Impressionante. O jornal Folha de S. Paulo chegou a noticiar o fato e, naturalmente, quem lia a reportagem ficava sem entender o que se passava.  Ora, como pessoas falecidas haviam manifestado apoio à criação do PSD? Ninguém sabe e ninguém viu. Se presos, analfabetos e pessoas com dez Registros Gerais (RGs) diferentes podem, por quê espíritos catarinenses não? Certamente, a credibilidade destas listas não está lá essas coisas na cabeça de quem acompanha o noticiário. Clique ao lado e confira o comentário sobre a criação do PSD na íntegra:

Quanto à Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e ex-DEM, algumas declarações à sociedade cairiam bem. De forma alguma a integridade moral do político ou o caráter dele serão colocados em xeque. Partir para um ataque ao principal fundador da legenda pode ser uma estratégia equivocada. Afinal, essas listas correm o país inteiro e são manuseadas por inúmeras pessoas. Entretanto, Kassab deveria se posicionar quando as irregularidades são divulgadas.

Se o ex-Democrata quer criar uma legenda e transmitir uma imagem de alternativa à direita e à esquerda, deve começar a passar seriedade desde a lista de apoio.

A Lei 9.096/95 estabelece que a assinatura deve ser acompanhada do respectivo número do título de eleitor do cidadão. Além disso, o número para a criação deve ser equivalente a 0,5% dos votos dirigidos à Câmara dos Deputados nas eleições anteriores, segundo a Agência Estado. Tomando como base as últimas, realizadas em 2010, são necessárias 490 mil assinaturas, em, pelo menos, nove Estados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 20 novas siglas tentam conseguir registro para as eleições de 2012 e a decisão será tomada nos próximos 70 dias.

Por fim, espera-se que essa polêmica lista se torne mais competente e, durante as auditorias, nenhuma irregularidade seja descoberta novamente. Afinal, queremos para o país várias opções de voto. Se dizem que a Política está ruim, algo que o Blog do Filipe não concorda, a criação de novos partidos ajuda a implementação da democracia, desde que o processo de fundação dessas siglas seja sério.

Publicado em 30/07/2011, em Política, Social e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário